Semana do trânsito 2018


Apesar de sabermos da responsabilidade das entidades e autoridades de um modo geral , todo cidadão tem papel fundamental na discussão e no engajamento por mudanças que contribuam para poupar novas ví­timas.

Os índices são alarmantes: temos uma morte no transito a cada 12 minutos e uma pessoa permanentemente sequelada por minuto em acidentes no Brasil. Desde 2010 o número de mortes são de mais de 40mil por ano.

Aqui você acompanha 10 dicas simples para um trânsito mais seguro:

  1. Álcool e direção não combinam. Os reflexos lentos e alterados podem fazer a diferença se tentar reagir a um imprevisto;
  2. Sempre cheque as condições do veículo. Nem sempre as rodovias tem espaço adequado e seguro para paradas em caso de pane, causando sérios riscos para todos.
  3. Cuidado com o sono e o cansaço. Em viagens longas, faça pausas regulares para despertar e se alongar. Esses poucos minutinhos investidos valem muito a pena!
  4. Use o cinto de segurança: uma atitude simples que reduz drasticamente o risco de morte em acidentes, além de garantir que até mesmo em pequenas colisões em perímetro urbano você saia apenas com o susto.
  5. Respeite a sinalização e velocidades máximas.
  6. Motociclistas: usem o capacete. A moto gera um grau de exposição muito maior. Este item de segurança maximiza as chances de sobrevivência em caso de quedas e colisões.
  7. Pista molhada? Vá com calma  tanto nas rodovias quanto no perímetro urbano, o veículo perde aderência, facilitando a perca de controle e as colisões.
  8. Ultrapasse com segurança. Se optar por este tipo de manobra, faça apenas em locais permitidos e garanta visão e espaço suficientes.
  9. Pegue leve com farol alto. Quem vem no sentido oposto acaba tendo a visão ofuscada. Se você se deparar com um farol alto, concentre a visão na faixa branca da pista ao meio fio da rua.
  10. Não use o celular ao volante. Acredite: Há pessoas que ainda se arriscam teclando enquanto dirigem não seja uma delas!

                         Fique atento!

Publicado em: 27/09/2018