Desde a mais tenra idade, tudo que acontece na vida de uma criança é capaz de influenciar em seu futuro. Vivências em um novo espaço, a relação com o outro, experimentações e explorações de diversos objetos, os brinquedos e as brincadeiras propiciam aprendizagens diversas nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor.
O bem estar das crianças é um aspecto importante a ser considerado: o sono, a alimentação e a saúde são tratados com a atenção que essa faixa etária requer.
No tempo que passam brincando, as crianças transformam e inventam coisas, vivem com intenso prazer o tempo de conhecer. Atividades plásticas, a dança, a música, o gesto, são afazeres realizados com gosto pelas crianças, sobretudo para aquelas que estão imersas em um ambiente cultural estimulante. Na Escola Crescer, pintar, desenhar, colar, rasgar, assim como cantar, tocar, dançar, correr e pular, são situações vividas pelos pequenos alunos com o objetivo de possibilitar-lhes usar diferentes linguagens para expressarem-se e compreenderem o mundo.
Educar crianças é tarefa exigente, contínua e requer formação permanente dos adultos envolvidos nesta missão. Conhecer bem a criança, interagir de forma positiva com a sua família, alimentar uma atitude de curiosidade pelo mundo, acolher e estimular adequadamente o desenvolvimento emocional, cógnito e psicomotor, são ações que a Equipe Crescer realizará numa postura de permanente reflexão, com estudos sobre as teorias educacionais clássicas e as teorias contemporâneas sobre aprendizagem.
Crianças de 3 anos a 4/5 anos
Na Educação Infantil da Escola Crescer, as crianças são convidadas a entrar em contato com a diversidade do mundo, interpretando-o por meio da literatura, da observação de imagens, das conversas em rodas, das brincadeiras, e são estimuladas a expressar o seu universo simbólico através das linguagens artísticas, dos gestos e do faz-de-conta.
Como sujeitos implicados em sua própria aprendizagem, as crianças entram no jogo do aprender com o que sabem, levantam hipóteses, buscam soluções para atribuírem significados a objetos, relações e fenômenos que a cercam.
A proposta pedagógica está apoiada em uma concepção que acredita no diálogo entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem das crianças, e o promove através da intervenção direta do professor e de atividades diversas e contextualizadas abrangendo os eixos de trabalho propostos no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Identidade e Autonomia, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
Crianças de 5/6 anos a 11 anos
Na Escola Crescer, o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental propicia à criança uma experiência escolar mais formalizada na construção do conhecimento da leitura, da escrita e da linguagem matemática. Saberes anteriormente construídos na Educação Infantil, neste momento, são sistematizados a partir de propostas contextualizadas e mediadas pelo professor. As Ciências Naturais e Sociais são consideradas através de projetos desenvolvidos em decorrência de temas de maior interesse das crianças nessa faixa etária e situações que emergem do cotidiano.
A ideia da construção do conhecimento como um processo vivo e significativo também perpassa os anos seguintes, do 2º ao 5°, buscando promover um ambiente de ensino e aprendizagem que aguce a curiosidade dos alunos, mobilizando e instrumentalizando-os para que interajam com o saber de forma reflexiva, critica e criativa, e possam ler o mundo ao seu redor através dos conteúdos trabalhados na escola.
O Ensino Fundamental é marcado pela compreensão da organização da escola como espaço de convivência e pelo domínio de procedimentos necessários para enfrentar os desafios propostos.
No currículo, são desenvolvidos temas relacionados às diversas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais. Aulas de Inglês, Educação Física, Arte, Música e Informática complementam o trabalho do 1° ao 5° ano. O acesso ao saber institucionalizado e a sistematização das informações convivem com projetos pedagógicos voltados para pluralidade cultural, tendo as artes plásticas e literária potencializando o nosso trabalho.
Promover Educação de qualidade visando o desenvolvimento integral do ser humano.
Ser referência Nacional no processo de educação básica.
-Estreito relacionamento com o aluno e sua família;
-Ética;
-Responsabilidade;
-Sustentabilidade;
-Transparência;
-Respeito ao ser humano;
-Compromisso com a qualidade do ensino;
-Inovação
-Meritocracia;
-Simplicidade.
-Pedagogia do afeto;
-Alimentação saudável;
-Inclusão
-Qualidade no ensino.
-Educação socioemocional.
-Proposta pedagógica pautada nos métodos Tradicional e Interacionista;
-Atendimento personalizado;
-Laboratório de inglês;
-Capoeira;
-Biblioteca;
-Música;
Coach;
-Afterschool (reforço escolar e atividades físicas).