Metodologia

Educação Infantil:

Crianças de 3 anos a 4/5 anos

Na Educação Infantil da Escola Crescer, as crianças são convidadas a entrar em contato com a diversidade do mundo, interpretando-o por meio da literatura, da observação de imagens, das conversas em rodas, das brincadeiras, e são estimuladas a expressar o seu universo simbólico através das linguagens artísticas, dos gestos e do faz-de-conta.

Como sujeitos implicados em sua própria aprendizagem, as crianças entram no jogo do aprender com o que sabem, levantam hipóteses, buscam soluções para atribuírem significados a objetos, relações e fenômenos que a cercam.

A proposta pedagógica está apoiada em uma concepção que acredita no diálogo entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem das crianças, e o promoveatravés da intervenção direta do professor e de atividades diversas e contextualizadas abrangendo os eixos de trabalho propostos no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: Identidade e Autonomia, Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.

Ensino Fundamental:

Crianças de 5/6 anos a 11 anos

Na Escola Crescer, o ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental propicia à criança uma experiência escolar mais formalizada na construção do conhecimento da leitura, da escrita e da linguagem matemática. Saberes anteriormente construídos na Educação Infantil, neste momento, são sistematizados a partir de propostas contextualizadas e mediadas pelo professor. As Ciências Naturais e Sociais são consideradas através de projetos desenvolvidos em decorrência de temas de maior interesse das crianças nessa faixa etária e situações que emergem do cotidiano.

A ideia da construção do conhecimento como um processo vivo e significativo também perpassa os anos seguintes, do 2º ao 5°, buscando promover um ambiente de ensino e aprendizagem que aguce a curiosidade dos alunos, mobilizando e instrumentalizando-os para que interajam com o saber de forma reflexiva, critica e criativa, e possam ler o mundo ao seu redor através dos conteúdos trabalhados na escola.

O Ensino Fundamental é marcado pela compreensão da organização da escola como espaço de convivência e pelo domínio de procedimentos necessários para enfrentar os desafios propostos.

No currículo, são desenvolvidos temas relacionados às diversas áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais e Sociais. Aulas de Inglês, Educação Física, Arte, Música e Informática complementam o trabalho do 1° ao 5° ano.

O acesso ao saber institucionalizado e a sistematização das informações convivem com projetos pedagógicos voltados para pluralidade cultural, tendo as artes plásticas e literáriapotencializando o nosso trabalho.